segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UNID4.Ativ-4.6


Trabalhar a leitura e a escirta por meio de brincadeira tradicional

DADOS DA AULA
  • Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais;
  • Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado;
  • Utilizar o texto instrucional na evolução da escrita alfabética;
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário;
  • Ler com compreensão.
  • Organizar-se temporalmente com a relação antes/agora
 ESTRATÉGIA DE AULA
Inicie a aula com uma rodinha, para introduzir o tema e motivar os alunos. Converse com os alunos sobre já terem brincado com seus familiares de alguma brincadeira legal, como brincadeira de roda, brincadeira cantada ou outras. Faça com eles, uma lista destas brincadeiras, que podem ser escritas em um cartaz ou no quadro negro. Depois, proponha a brincadeira antiga “Escravos de Jó”, ela resgata o trabalho em grupo, pois só acontece se houver a colaboração de todos os participantes, além de trabalhar a coordenação motora e a acuidade auditiva.
Neste momento, retome o material escrito, letra e música. Releia-o com os alunos, coletivamente. Depois, dê a cada um a cópia da letra da música para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e explore; frase, palavras, sílabas e letras.
 BRINCADEIRA:
  • ESCRAVOS DE JÓ:DOIS PARTICIPANTES CANTAM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ, JOGAVAM CAXANGÁ, TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ”. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA MÃO VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A MÚSICA.
            AVALIAÇÃO
  • a avaliação deve estar presente em todas as etapas do trabalho, desde a vivência das brincadeiras até a sistematização, pois é por meio da avaliação que teremos um feedback se conseguimos alcançar os objetivos que nortearam nosso trabalho.
  • Para isso, uma boa dica é observar se, no decorrer das aulas, participaram com entusiasmo, se a contextualização da leitura e da escrita foi um fator relevante para o incentivo de realizá-las e se conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos em momentos diferentes (como por exemplo, no horário do recreio)
    .SINTESE da  aula: É uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes  curriculares propostas. Novas tecnologias surgem a todo momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçando . precisamos rever nossos conceitos e práticas signfica recontextualizar o que contruimos. FONTE DA AULA PORTAL DA PROFESSOR

Um comentário: